Fernando Graciola

Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2011), atua como violonista, arranjador, compositor e professor.
Iniciou seus estudos musicais de forma autodidata em 1998, na cidade de Encantado/RS, sempre com enfoque na música popular e folclórica gaúcha, brasileira e sul-americana.

Em 2005 e 2007, foi campeão do concurso de violão do ENART (Encontro de Arte e Cultura Gaúcha), maior evento de arte amadora do Rio Grande do Sul.

Buscou aprimoramento nas lições dos professores Zoca Jungs, Maurício Marques, Thiago Colombo e Marcos Kröning Corrêa, também participando em masterclasses e workshops de Aliéksey Vianna, Marcus Tardelli, Paulo Aragão, Fábio Adour, Néstor Ausqui, Marcello Caminha, Daniel Wolff e Guinga, entre outros.

Em 2011, estudou por um semestre na Universidad Nacional Del Litoral (UNL), de Santa Fé, Argentina, onde teve a oportunidade de realizar um estudo específico da aplicação do violão nos gêneros do folklore sul-americano e de manter contato com grandes músicos daquele país, num intercâmbio que se mantém até hoje.

Em 2012, foi um dos idealizadores do “Quinteto Canjerana”, de música gaúcha contemporânea, com o qual gravou seu primeiro disco, “Promessa”, em 2014 e “Combo Gaucho”, em 2018.

Desde 2017, em parceria com o produtor Eddie Turatti (Prorecords Produções) idealizou o projeto “Sotaques do Violão”, que é uma webserie com o objetivo de reverenciar o violão nas suas mais variadas estéticas, estilos e sotaques, através de entrevistas e performances musicais a duo de violões com grandes violonistas do cenário Latino-americano.

Atualmente, mantém também os projetos “Fernando Graciola Solo”, “Sul do Mundo” e “Mafuá Trio Instrumental”, com quem gravou o álbum “Arrebol”, em 2017.

Além dos projetos mencionados, atua regularmente em festivais de Música e Poesia pelo Rio Grande do Sul como instrumentista acompanhante, professor de Música e músico de palco e estúdio em projetos de outros músicos.

Cocriações:

2004 – CD “Meu Terrunho”, do declamador Valdemar Camargo
2007 – CD “Brasilheiras”, do acordeonista Maurício Horn
2014 – CD “Promessa”, do Quinteto Canjerana
2017 – CD “Arrebol”, do Mafuá Trio Instrumental
2018 – CD “Combo Gaucho”, do Quinteto Canjerana.

Saiba mais em: www.fernandograciola.com.br (em construção)