João Tavares Filho

João Tavares Filho, virtuoso do piano erudito e popular, definido pela crítica italiana como um pianista “Intensamente musical e expressivo”, vem realizando inúmeros concertos como solista/solista com orquestra na Europa, América do Sul e Estados Unidos.

Nascido em 1989 na cidade de Quaraí – RS, João atua na área musical desde os 6 anos de idade. Formou-se com honra no Conservatório Miguel Lecueder – Artigas – Uruguai com Yolanda Canastro Lecueder, cursou Música: Licenciatura Plena e Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Santa Maria e desde 2009 aperfeiçoa-se na Itália. Foi aluno de Cinzia Bartoli, Massimiliano Scatena, Roberto Cappello e de Alessandra Torchiani, com esta última, estudou no Conservatorio di Musica di Santa Cecilia, em Roma.

Foi vencedor de diversas competições pianísticas, entre elas “IV Concorso Pianistico Internazionale Andrea Baldi”, “Open Session 2013” da Filarmonica Romana, “International Music Competition for Youth Dinu Lipatti”, recebendo também uma medalha de bronze do Presidente da Câmara dos Deputados da Itália. Foi Contemplado com o Prêmio FUNARTE de concertos didáticos 2014 com o projeto “Cantando o Brasil” e, em 2015, com o prêmio “Comunica Diversidade da Fundação Universitária José Bonifácio, tendo como objetivo o lançamento do livro de partituras “Do Pampa ao Piano”.

Colaborou com músicos em diferentes formações camerísticas. Em 2014, reuniu-se com o violinista Francisco Cóser para formar o Tavares-Cóser DUO que, desde então, já realizou recitais bem sucedidos no Brasil, Chicago (EUA), Bolonha e Roma (Itália).

Em 2016, tornou-se um dos membros fundadores da “Orchestra Notturna Clandestina”, que tem como regente Enrico Melozzi. Músicos de fama internacional já colaboraram com a orquestra, dentre eles Giovanni Sollima, Alessandro Carbonare e Elsa Lila.

João foca seus estudos na música erudita, nunca abandonando porém, a música popular.

Em todos os seus concertos busca incluir arranjos próprios de músicas populares brasileiras. Já dividiu palco com Hermeto Pascoal, Gabriel Grossi, Francis Hime, MPB4, Renato Borghetti, Fernando Deghi, DUOFEL, Gabriele Mirabassi, e realizou um vídeo promocional junto a Belchior.

Recentemente participou do programa radiofônico “Brasil” na Radio Rai 1, “Notte Sicura” da Iso Radio e do programa brasileiro da Rádio Vaticano conduzido por Silvonei Protz.