Paloma Silveira Rossatto

 

Paloma Pitaya (1994) é o nome artístico de Paloma Silveira Rossatto, violinista e compositora brasileira. Iniciou seus estudos de música no Orfeó la Lira, em Barcelona. É graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, sob a orientação de Yara Vieira. Frequentou aulas com o professor Marcelo Guerchfeld, em Porto Alegre. Participou de vários festivais de música no Brasil, Espanha e Itália, participando de masterclasses e tocando ao lado de grandes músicos de todo o mundo. Venceu algumas competições que lhe deram oportunidades muito enriquecedoras, como uma intercâmbio com a Universidade da Geórgia, Estados Unidos, e concertos como solista. Há realizado um mestrado em performance na Academia internacional Galamian, sob a orientação dos professores Jesús Reina e Anna Nilsen em Málaga, Espanha, na temporada 2018-19.

Profissionalmente, integrou orquestras e grupos de câmara no Brasil e na Alemanha. Também atuou como professora e concertista. Como compositora, em 2018 estreiou uma peça no Festival Ilumina, São Paulo, e em 2019 fez a trilha sonora do curta “Resista”, de Plano9Filmes, em Porto Alegre. Selecionada pela Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores, de Córdoba, Espanha, como uma das catorze vencedoras para a residência artística da XVIII edição, compôs um livro com 13 caprichos brasileiros para violino solo chamado Caprichoso Brasil.

A compositora propõe uma ponte entre a música tradicional brasileira e o cânone clássico de obras para violino solo, utilizando o instrumento de maneira inovadora, valorizando a riqueza rítmica e a expressão cultural de seu país através da linguagem do violino.