Ronison Borba

 

RONISON BORBA , músico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2012), é acordeonista e professor. Atualmente é graduando do curso de acordeão pela Escola Superior de Artes Aplicadas/IPCB, em Castelo Branco, Portugal, onde é aluno do renomado acordeonista, compositor e professor português Paulo Jorge Ferreira.

Participou de festivais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Roraima e Amazonas, além de países como Chile e Argentina, França e Portugal.

Vencedor de diversos festivais e concursos, destacando-se no ENART e festivais no Rio Grande do Sul, e em festivais onde em 2018 recebeu o prêmio de instrumentista destaque.

Ministrou aulas em importantes eventos ligados ao ensino do acordeon como, III Encontro Nacional de Acordeon Presto-Sesc, 13ª Semana da Escola de Belas Artes, Festival Internacional de Música em Casa (Fimuca), Conservatório da Guarda/Portugal.

Estudou e participou de masterclass com renomados acordeonistas como Richard Galliano (França), Gorka Hermosa (Espanha), Iñaki Alberdi (Espanha), Miloš Milivojević (Servia), Chico Chagas, Toninho Ferragu_, Luciano Maia, Samuca do Acordeon, Oscar dos Reis, Elias Rezende e Otavio de Assis Brasil.