Tássio Furtado

Tássio Furtado é considerado um dos trompetistas mais destacados de sua geração. Atualmente é Utility/Trompete na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2014. Anteriormente, ocupou a cadeira de Trompete Solista na Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás durante as temporadas de 2013 e 2014, sob a batuta do Britânico Diretor Artístico e Maestro Titular Neil Thomson.

No ano de 2007 ingressou no curso de Bacharelado em trompete na Universidade Federal de Santa Maria sob a tutela dos professores Jordelei dos Santos e Ênio Guerra. Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Orquestra de Sopros da Universidade de Santa Maria – RS, Orquestra Sesi/Fundarte, Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre, realizando concertos pelo Estado do Rio Grande do Sul como solista e também música de câmara.

Mudou-se para São Paulo em 2011 ao ser aprovado para estudar na Academia de Música da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), obtendo classes com Lendário professor e principal trompetista da Osesp, Gilberto Siqueira e também classes com Flávio Gabriel. Durante o mesmo período realizou concertos e turnês com a Osesp acompanhando grandes solistas e sob a condução de Maestros de renome internacional, tais como, Frank Shipway, Marin Alsop, Kristjan Järvi, Pinchas Zukerman, dentre outros.

Em 2020, Tassio Furtado conquistou o terceiro prêmio no Concurso Internacional de trompetes ICTUS Competition.

No ano de 2017, foi vencedor do primeiro prêmio no II Concurso Nacional da ABT (Associação Brasileira de Trompetistas).

Em 2014, foi aprovado na audição para integrar a YOA (Youth Orchestra of Americas), realizando concertos com o grupo durante a turnê internacional nos meses de julho e agosto do mesmo ano.

Em 2009 foi vencedor do Concurso Nacional Jovens Solistas da Orquestra Sesi/Fundarte, realizando concertos como solista da orquestra na temporada seguinte.

Participou de diversos Festivais Nacionais e Internacionais dentre eles o Festival Internacional de Campos do Jordão, Festival Internacional SESC-RS, Pacific Region International Music Academy no Canadá, e FEMUSC em Santa Catarina, além de  realizar masterclasses com professores renomados: Ole Edvard Antonsen, Pacho Flores, Reinhold Friedrich, Fernando Dissenha, Charles Schlueter, Pierre Dutot, David Guerrier, Yigal Meltzer.