Carlos Omar Villela Gomes

 

Carlos Omar Villela Gomes, advogado, poeta, compositor, uruguaianense, residente em Nicolau Vergueiro-RS.

Integrante efetivo do movimento nativista gaúcho, tem mais de 600 composições e poesias com registro fonográfico, sendo premiado em diversos eventos, tais como a Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana; O Rio Grande Canta o Cooperativismo; Reponte da Canção, de São Lourenço do Sul; Tertúlia Musical Nativista, de Santa Maria; Canto Missioneiro, de Santo Ângelo; Festival da Barranca, de São Borja; Ronda de São Pedro, de São Borja; Minuano da Canção, de Santa Maria; Canto da Lagoa, de Encantado; Gauderiada da Canção, de Rosário do Sul; Grito do Nativismo, de Jaguari; Sinuelo da canção, de São Sepé; Sapecada da Canção, de Lages-SC; Musicanto Sul Americano de Nativismo, de Santa Rosa; Coxilha Nativista, de Cruz Alta; Carijo da Canção, de Palmeira das Missões; Moinho da Canção, de PanambI, Um Canto para Martin Fierro, de Santana do Livramento; Nevada da Canção, de São Joaquim-SC; Escaramuça da Canção, de Triunfo; Candeeiro da Canção, de Restinga Seca; Seival da Poesia Gaúcha, de São Lourenço do Sul; Festival de Música Crioula, de Santiago; Gruta em Canto, de Nova Esperança do Sul; Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório; Bivaque da Poesia, de Campo Bom; Tropeada do Verso Sulino, de Caxias do Sul, Pealo da Poesia de Alegrete, Querência da Poesia, de Caxias do Sul, Carreteada da Poesia, de Santa Maria, Garimpo da Poesia, de Soledade, entre vários outros, atuando também como jurado em diversos eventos poético-musicais. Em 1997 recebeu o Troféu Vitória, prêmio concedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul aos destaques no nativismo, sendo premiado na ocasião como melhor letrista do ano. É vencedor por dois anos consecutivos do Concurso Estadual de escolha da Música-Tema da Semana Farroupilha, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, em 2005 com a composição “Gaúcho Sentimento” e em 2006 com “Tradição de Glória”.

Foi vencedor do Carnaval de Uruguaiana como autor do samba enredo da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça e vencedor, melhor samba-enredo e melhor compositor de samba no carnaval de Cruz Alta pela Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte. Membro da Estância da Poesia Crioula do RS, do Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria, da CAPOSM (Casa do Poeta de Santa Maria) e da AUL (Academia Uruguaianense de Letras). É palestrante em diversos eventos da área artístico-cultural, principalmente nos estados da região sul. Possui CD com suas composições lançado pela gravadora USA DISCOS.

Recentemente lançou o livro intitulado “Os Dez Mil Poetas”, sendo este projeto aprovado e financiado integralmente pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura) do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Patrono da Feira do Livro de Uruguaiana em 2014, com participação também em várias outras Feiras do Livro, entre elas, Bento Gonçalves, São Vicente do Sul, São Borja, Cacequi, Silveira Martins, Lavras do Sul.