Jadir Oliveira

 

Jadir Adolfo Soares de Oliveira (Jadir Oliveira) nasceu em Vicente Dutra/RS (Alto Uruguai), em 18 de Maio de 1968, sendo o décimo filho de uma família de onze irmãos. Viveu sua infância nas barrancas do Rio Uruguai, onde já era perceptível sua aptidão artística, em especial, na poesia e música, mas foi aos 18 anos que subiu pela primeira vez em um palco num festival de trovas onde já se sagrou campeão.

 

Influenciado fortemente por Cenair Maicá, Noel Guarany e principalmente por Jayme Caetano Braun, venceu consecutivamente as seis primeiras edições do primeiro festival de Pajadas do Rio Grande do sul, que leva o nome do Imortal Pajador Missioneiro. Foi Campeão do “Rodeio Internacional de Vacaria” nas modalidades Trovas, Poesia e Pajada. Também venceu os festivais Caríjo da Canção –  de Palmeira das Missões, Seival da Poesia – de São Lourenço, entre tantas outras premiações. Já representou o Brasil e o Rio Grande do Sul, em Portugal, Chile, Uruguai e em vários estados da federação. Possui quatro CDs gravados: Pajadores do Brasil (2001), Quando Canta um Pajador (2002), Coração Missioneiro (2004) e Com Alma de Campo e Rio (2007).

 

Hoje, atua como apresentador de eventos e faz espetáculos musicais junto com seu filho e grupo, sempre levando mensagens positivas e de grandes reflexões em suas músicas e pajadas.