Mateus Neves da Fontoura

Advogado, Procurador do Município de Novo Hamburgo, natural de Cachoeira do Sul, Fundador do Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas, Fundador e Organizador do Festival Temático Canto dos Galos, participa de festivais nativistas de música e de poesia desde 2002, tendo participação e premiação na maioria dos festivais nativistas, onde se destacam: Califórnia da Canção, Vigília do Canto Gaúcho, Reponte, Tertúlia, Moenda, Ramada, Sinuelo, Coxilha, Martin Fierro, Seara, Canto da Lagoa, Canto sem Fronteira, Aparte, Gauderiada, Escaramuça, Galponeira, Sapecada da Canção de Lages, Nevada de São Joaquim, entre outros. Em São Paulo participou do Feira Avareense de Música Popular – FAMPOP e do festival Canta Limeira.

Nos festivais de poesia além de outras premiações foi vencedor da Sesmaria de Osório, Bivaque de Campo Bom e da Tertúlia de Santa Maria.

Possui um CD gravado em parceria com o intérprete Raineri Spohr, intitulado “Na volta da estrada”. Conta com registros fonográficos em CDs de diversos festivais nativistas, bem como em álbuns de artistas regionais, onde se destacam as parcerias com Mauro Moraes, Ricardo Martins, Matheus Leal, Marcelo Oliveira, Rodrigo Duarte, Clênio Bibiano, Arthur Mattos, Raineri Spohr,  Edilberto Bérgamo, entre outros.